A NOSSA EQUIPA
Presidente da Assembleia Geral
José Eduardo Franco

Natural da Madeira. Historiador. Doutorou-se em História Cultural pela EHESS- École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Professor Catedrático convidado da Universidade Aberta, onde dirige a CIDH- Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, e Subdiretor do CLEPUL- Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Da sua vasta obra publicada avulta a Obra Completa do Padre António Vieira, em 30 volumes. Foi galardoado com vários prémios e distinções.

Presidente do Conselho Fiscal
Fernando Moreira

Natural do Fundão, Beira Baixa. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Mestre em Engenharia Eletrotécnica pelo IST- Instituto Superior Técnico, antiga UTL. Foi Assistente do IST e investigador do INESC em diversas áreas de microeletrónica, tendo coordenado diferentes projetos nesse âmbito. Presidente do instituto de I&D INOV INESC Inovação e CEO da Xsealence – Sea Technologies, SA.

Adilson Semedo

Natural de Cabo Verde. Doutorado em sociologia pela Universidade do Porto. Desenvolve pesquisa nas áreas da teoria social e teoria da religião, religião e política, género e religião, religião e modernidade, pluralismo religioso e liberdade religiosa, entre outros temas. É Professor da UNICV- Universidade de Cabo Verde, onde coordenou os cursos de licenciatura em ciências sociais.

Franklim Spencer

Natural de Cabo Verde. Curso Superior de Engenharia Mecânica Naval no Instituto Superior da Indústria e Economia de Pesca de Astrakam, antiga URSS. Formações em gestão portuária em Havre, Leninegrado, Roterdão e Nova Orleães e gestão de terminais de contentores em Antuérpia. Foi Presidente da ENAPOR e Coordenador do Cluster do Mar, atualmente extinto. Quadro superior da ENAPOR.

José Pedro Duarte Fonseca

Natural de Lisboa. Origem cabo-verdiana. Doutor em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Engenharia Mecânica na Universidade de Massachusetts- Lowell. Especialista em Energias Renováveis. Vice-Presidente do Conselho Científico e do NIC-TEAM da Universidade de Cabo Verde, onde leciona é coordenador do Mestrado em Engenharia Mecânica.

Mariano Gambín

Natural das Canárias. Escritor, advogado e investigador. Licenciado em Direito e Doutor em História pela Universidade de La Laguna, Tenerife. A sua investigação centra-se na colonização europeia das Canárias, tendo sido galardoado pela investigação histórica sobre as relações Canárias-América com o Premio Especial del Cabildo de Gran Canaria (2005 e 2011) e o Premio Rumeu de Armas de divulgação histórica (2011).

Luis Pinheiro

 Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Secretário Geral do CLEPUL- Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vice-Presidente do IEMAC, desempenhando as funções de Secretário.

Vanda Figueiredo

Natural do Porto. Doutoranda em Literatura na Universidade do Minho. Bolseira do IECCPMA- Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes. Participa e apoia a organização de reuniões científicas, entre as quais a conferência “Antis”, organizada pela CIDH e CLEPUL, na Universidade do Minho, em 2015. É Secretária da Mesa da Assembleia do IEMAC

Email: iemac@sapo.pt | telemóvel 966381885